MEUS BLOGS

MEUS BLOGS
LOVELY ENGLISH WORLD

UNIPED - UNIVERSO PEDAGÓGICO

O que é Psicopedagogia?

Qual a função do Psicopedagogo?

Diagnóstico Psicopedagógico

segunda-feira, 5 de maio de 2008

TRATAMENTO ALTERNATIVO - DISLEXIA


Vinte milhões de pessoas sofrem de dislexia no Brasil. A dificuldade para ler e escrever já foi confundida com preguiça, mas é um problema que tem solução.
A reportagem foi sugerida pelos nossos telespectadores.
Só aos 26 anos Cleiton começou o curso de Direito. Os médicos descobriram que ele tem dislexia por causa do distúrbio tomou bomba no ensino fundamental e largou a escola durante vários anos.
“Você começa a escrever uma coisa e não dá fim e já começa a escrever outra”, conta ele.
A dislexia é hereditária e atinge mais o sexo masculino esta neurologista explica que é uma disfunção cerebral que causa dificuldade no aprendizado.
“São pacientes que confundem até o esquerdo com o direito e não conseguem manusear bem mapas catálogos de telefone”, explica Marli de Andrade, neuropediatra.
O problema pode ser detectado por neurologistas, fonoaudiólogos e oftalmologistas. Em 70% dos casos de dislexia visual um olho lê mais rápido do que o outro esta demora da mensagem completa chegar ao cérebro é que provoca a distorção das palavras a captação incorreta da luz natural ou artificial também causa o problema.
Lentes coloridas estão sendo usadas no tratamento. Para quem não tem dislexia, elas só mudam as cores dos objetos, mas para as pessoas que têm a deficiência é a chance de enxergar o mundo real.
Raquel sente os dois sintomas. “Olhando para uma palavra aqui em volta eu já não tô conseguindo ver. Começa a me dar uma vertigem”, diz Raquel.
Ela testa várias lentes até encontrar a ideal. “As letras todas no mesmo tom. Nossa mãe!!”, diz ela.
Quanto mais cedo o diagnóstico, menos traumas e atrasos na escola, alertam os médicos. Há um mês fazer o dever de casa deixou de ser um tormento para Roberta. “Ah não balança. Fica retinho não fica torto. Fica normal”, diz Roberta.
O sincronismo visual nas partituras também estimulou a adolescente de 12 anos a voltar a compor.


Sexta-feira. 02 de Maio de 2008.

Jornal Hoje

0 comentários:

Façam cara de fofinhos homens!

Façam cara de fofinhos homens!

Brincando com Tobi

  • e-mail
 

Powered by FeedBurner

onde está escrito

Followers

UNIPED - Universo Pedagógico Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template